RARO ALLIGATOR BRANCO É AVISTADO EM RIO NA AUSTRÁLIA

SYDNEY — Funcionários de uma agência de turismo avistaram um raro crocodilo branco adulto no rio Adelaide, no Território do Norte, na Austrália. Segundo as testemunhas, o animal, uma fêmea adulta batizada como Pearl (Pérola, em inglês), media cerca de 3 metros de comprimento.

A palidez na cor do couro é causada pela hipomelanose, caracterizada pela redução do pigmento melanina, informaram especialistas à BBC. Normalmente, os crocodilos australianos têm a coloração variando entre o cinza e o verde, tons que facilitam a camuflagem.

Segundo Adam Britton, pesquisador da Universidade Charles Darwin, a hipomelanose de Pérola provavelmente é causada por uma questão hereditária ou por alterações durante a incubação.

— Se os ovos no ninho ficarem um pouco mais quentes, podem acontecer erros na divisão das células que provocam mutações — explicou o especialista em zoologia, acrescentando que os erros podem incluir “mutação nas cores ou padrões diferentes nos tons na pele.

Os crocodilos brancos não são exatamente raros. Eles são encontrados em fazendas de criação, sobretudo em idade juvenil. Mas no ambiente selvagem, dificilmente eles sobrevivem até a idade adulta, pois a pele clara os torna mais visíveis aos predadores.

— É um pouco incomum ver um crocodilo adulto com coloração mais clara — comentou Britton. — Eu já vi crocodilos como esse, mas não tão grandes no ambiente selvagem.